Três dos quatro deputados federais por Pernambuco do PL não deram as caras na manifestação pró-Bolsonaro no Recife neste domingo (3). Em política, a depender do contexto, as ausências têm mais  significância do que as presenças. Este pode ser o caso. 

A ausência da maioria da bancada federal reflete as brigas internas do partido do bolsonarismo em Pernambuco e pode significar mais coisa que eu, daqui de onde me localizo, não consigo alcançar.

Coronel Meira, Fernando Rodolfo e André Ferreira não compareceram ao ato na Avenida Boa Viagem, na zona sul da cidade.

Nas redes sociais, coronel Meira ainda fez postagem de convocação e mostrou imagens do local. Mas não pôs os pés na rua. André Ferreira e Fernando Rodolfo, nem isso. Ignoram completamente a manifestação.

Pastor Eurico foi o único deputado federal do PL por Pernambuco presente ao ato. Em novembro de 2023, escrevi um perfil do parlamentar. Resgato-o aqui.

A olho nu, o ato pró-Bolsonaro do Recife para ter reunido em evento de pré-campanha eleitoral parte dos mais radicais.

Do PP, a deputada federal Clarissa Tércio marcou presença e discursou de cima do trio elétrico. O deputado estadual Alberto Feitosa (PL) fez o mesmo. 

O ex-ministro de Bolsonaro Gilson Machado também compareceu. Subiu no trio elétrico, mas não falou ao microfone, por conta das medidas restritivas de ordem judicial que tem contra si.

Na avaliação que faço, o evento pró-Bolsonaro passou longe de “flopar”, é verdade. Mas também não foi lá aquela Brastemp… Intitulado “Reaja, Brasil”, botou na Avenida Boa Viagem um público condizente com o que representa essa força política hoje, mas longe do ímpeto que deu nome ao ato.